portabilidade de financiamento

Vale a pena fazer a portabilidade do financiamento do imóvel?

Personal Openbank
Escrito por Personal Openbank em 18 de agosto de 2020
Vale a pena fazer a portabilidade do financiamento do imóvel?
Junte-se a mais de 1 milhão de pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

A taxa básica de juros (Selic) está cada vez mais baixa e, de acordo com o portal de economia da UOL, chegou ao menor patamar da história, fechando com 2,25% ao ano. Isso significa o quê? Que o momento é favorável para quem possui um financiamento de imóvel e deseja reduzir a dívida por meio de uma portabilidade.

Essa ação é vantajosa, pois possibilita ao consumidor analisar melhores taxas e renegociar sua dívida. Então, se você realizou um financiamento de imóvel há anos, saiba que esse momento pode ser o ideal para economizar ao rever o negócio.

Mas, afinal, vale mesmo a pena fazer uma portabilidade do financiamento de imóvel? Neste artigo, vamos esclarecer essa dúvida, apresentando as vantagens e as desvantagens de realizar essa operação. Confira e aproveite a leitura!

O que é portabilidade?

A portabilidade consiste em migrar uma dívida de um banco para o outro, com o objetivo de buscar melhores condições. Dessa forma, quem financiou um imóvel quando a Selic estava alta, também pode se beneficiar das taxas atuais do mercado ao realizar a portabilidade.

Segundo a regra do Banco Central, o banco atual do consumidor não pode negar o pedido de transferência. Porém, existem algumas restrições. Por exemplo, o saldo devedor e o prazo remanescente não podem ser superiores a operação original.

Mesmo assim, é possível reduzir o valor das parcelas mensais do financiamento do imóvel ao pesquisar bem e migrar para uma instituição com taxas menores.

Você deve estar se perguntando neste momento: como saber se a portabilidade é vantajosa para mim? É sobre esse assunto que vamos tratar no próximo tópico!

Quando a portabilidade do financiamento do imóvel vale a pena?

Para responder essa pergunta, é preciso ter em mente alguns fatores. Antes de tudo, é preciso avaliar as condições de juros oferecidas por outros bancos.

Entretanto, não são apenas juros mais baixos que vão fazer a transferência ser vantajosa. É necessário analisar também se existem cobranças adicionais, como seguro de contratação e outras tarifas.

Além disso, é preciso levar em consideração os custos obrigatórios da mudança de instituição, como taxa de abertura de crédito, cartório, avaliação do imóvel e outras possíveis burocracias.

Se você notar que o Custo Efetivo Total (CET) da operação é positivo, já sabe que vale a pena. A principal vantagem da portabilidade é a diferença no montante final.

Por exemplo, supondo que, em um contrato de 15 anos, você foi capaz de reduzir R$100 da parcela mensal, assim, ao término você terá poupado R$18.000.

Por fim, vale lembrar que o pedido da portabilidade oferece ainda outro benefício, pois possibilita a renegociação da dívida com a instituição atual, a partir da contraproposta. Desse modo, a operação também proporciona a chance de reduzir as taxas no banco atual, sem os custos da mudança.

O que preciso para pedir portabilidade?

O primeiro passo é ter em mãos o saldo contratual, ou seja, um extrato da sua dívida restante. A partir disso, é possível fazer simulações para analisar as condições de outras instituições.

Após escolher a melhor oferta, o cliente passa por algumas análises e, com a resposta positiva, a portabilidade é concretizada. Depois disso, é só usufruir da folga no orçamento.

Agora você já conhece as vantagens da operação. Ficou interessado em pedir a portabilidade para o seu financiamento do seu imóvel? Então conte com o Personal OpenBank para realizar o procedimento com segurança para você.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *