Taxas de juros baixas e condições mais vantajosas de pagamento têm atraído cada vez mais pessoas a fazer portabilidade de financiamento do imóvel.
De acordo com pesquisa, ao longo do último ano, os pedidos para esse procedimento aumentaram em 232,5% no Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e em 173,9% no Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI).
Mas você sabe o que é portabilidade de financiamento imobiliário? Continue lendo e entenda como funciona esse processo e quais são os benefícios.
O que é portabilidade de financiamento do imóvel?
A portabilidade de financiamento diz respeito à troca da instituição financeira responsável pela operação de crédito. Ou seja, basicamente, o processo se refere à transferência da dívida de um banco para outro, devido a um pedido do cliente.
Faz-se essa mudança normalmente quando alguma instituição financeira oferece taxas de juros e condições mais vantajosas do que aquelas previstas no contrato original do financiamento imobiliário.
Assim, com a portabilidade, o novo banco vai liquidar o saldo com a instituição financeira anterior e, então, o cliente ficará em débito somente no novo contrato.
Como funciona a portabilidade de financiamento?
Primeiramente, o consumidor interessado em fazer o processo de portabilidade deve solicitar a transferência junto à nova instituição financeira. Dessa forma, esse banco fará um pedido no sistema da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP).
Além disso, vale destacar que o banco do contrato original precisa disponibilizar as informações do financiamento para a nova instituição em um período de aproximadamente dois dias úteis.
Por fim, é preciso deixar claro que ele ainda tem cinco dias para se manifestar ou apresentar uma contraproposta com o objetivo de manter seu cliente.
Se o consumidor aceitar a proposta, um registro no CIP é feito e, com isso, a portabilidade é interrompida. Agora, caso o cliente prefira continuar com o processo na nova instituição, ela quitará a dívida pendente e definirá novas prestações mensais para o cliente.
O que é preciso para fazer esse tipo de portabilidade?
Basicamente, para fazer a portabilidade de financiamento, basta que o cliente procure a agência nova com alguns documentos. Veja quais são eles:
- Dados de identificação pessoal;
- Cópia do contrato de financiamento atual;
- Saldo devedor (atualizado);
- Data do último vencimento da operação.
Além disso, a portabilidade só é possível para imóveis prontos. Logo, não é autorizada para projetos na planta.
Quais os benefícios da portabilidade de financiamento?
A principal vantagem que a portabilidade pode gerar para o cliente é a redução do valor das parcelas do seu financiamento, ainda mais considerando as quedas das taxas de juros nos últimos tempos.
Dependendo do relacionamento com o banco, também é possível conseguir condições melhores para o pagamento. No entanto, os interessados no processo devem ficar atentos a todos os custos que podem estar envolvidos na operacionalização com o novo banco.
A cobrança de taxa pela portabilidade é proibida em lei. Apesar disso, normalmente a nova instituição vai cobrar em torno de R$3.500 para fazer a avaliação do imóvel. Isso sem contar os custos adicionais com as transações cartoriais que serão necessárias.
Por isso, na hora de fazer a portabilidade, é fundamental que o cliente realize uma simulação e leve em consideração todos os gastos envolvidos para garantir uma operação mais vantajosa.
Ficou interessado? Quer pedir a portabilidade para o seu financiamento do seu imóvel? Então conte com o Personal OpenBank para fazer o procedimento com total segurança!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
Olá, isso é um comentário.
Para começar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela de Comentários no painel.
Avatares de comentaristas vêm a partir do Gravatar.